Por trás da música: Razão Independente (parte1)

IMG_1078.JPG

Esta música é anterior à banda Rota Ventura. Seus primeiros acordes nasceram quando o guitarrista Erik Freitas, autor de grande parte dos riffs das músicas da banda, apresentou a introdução dedilhada ao guitarrista e vocalista Fernando Moraes, nos idos de 2005. De lá para cá, com a banda formada, a música ganhou tanta força que se tornou a faixa título do EP lançado no começo de 2014. Mas ela quase se perdeu no caminho, não fosse por um show do Pearl Jam.

Há mais de dez anos, dois amigos se encontraram e compuseram os primeiros acordes de Razão Independente. Até então, havia apenas a harmonia e a melodia. A letra, que será abordada em texto posterior, só veio depois.

Na época, chegaram a tocar este som na banda Subversos, que tinha Daniel Haruo na Batera e Claudinei Fernando no baixo. Todos eles moradores de Ibiúna, que tocavam toda semana no extinto bar G3, no shopping da cidade.

Depois que deixaram de tocar juntos, Fernando Moraes continuou a fazer um som com o mesmo estilo em um power trio formado também por Daniel Haruo e o lendário baixista ibiunense Jr. Spock, que também contribuíram para músicas posteriores do que iria se tornar a Rota Ventura. A banda gravou Razão Independente e outras músicas em um show e depois se dissolveu.

Anos se passaram e foi durante um show do Pearl Jam em 2011 que a vontade de voltar a fazer música autoral despertou e os parceiros Fernando e Erik voltaram a falar em ter uma banda, já com a intenção de gravar Razão Independente. Para o baixo, chamaram a então promessa Tofu, que hoje toca no Spirituals. Ele trouxe o jovem Victor Silva, que desde as primeiras batucadas já mostrou que seria o dono das baquetas da Rota. Pouco tempo depois, entraram no EBlack estúdio para gravar a primeira faixa do grupo.

Após a saída de Leandro Tofu, Cesar Kobayakawa assumiu o baixo e vem dividindo com Victor o papel de backing vocal da banda, com seus agudos potentes.

Com vocês, a música Razão Independente, uma das razões de existir a Rota Ventura.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s