Concurso de bandas vale a pena ou não?

IMG_8312.JPG
Kid Vinil: jurado no Festival de Indaiatuba

Entre as bandas independentes, sempre comentamos sobre concursos e festivais que vão acontecer, mas, que me lembro, dificilmente acompanho as bandas que venceram. Às vezes bandas que não venceram me chamam mais atenção. Aí fica a questão: vale a pena participar destes eventos?

A Rota Ventura já participou de festivais de bandas autorais nos quais foi destaque, outros em que não foi classificada para as finais. Funcionou bem para o relacionamento com outros grupos, produtores, troca de influência, etc.

Mas, do ponto de vista de fazer com que as pessoas ouçam as músicas das bandas brasileiras, pode ter até funcionado, mas o custo para isso foi muito alto. A gravação de singles, processo de inscrição, ensaios e conversas para nos adequarmos às exigências de organizadores e deslocamento até a cidade em que o Festival ocorre.

Quando o público é grande, como participamos do Festival em Indaiatuba certa vez, é legal. Mas quando você chega no local e o público é pequeno ou quer ver apenas uma banda que irá participar, temos nossas dúvidas.

Como cada um tem sua opinião e pode funcionar para um estilo em detrimento do outro, mesmo porque os públicos têm interesses diferentes, deixamos aqui um espaço para contribuição de cada artista ou fã de música independente para falar a respeito.

Na sua opinião, concurso de bandas vale a pena ou não? Quais são legais e quais são furados? Quais não dão certo de jeito nenhum? E os caça níqueis, o que dizer sobre?

Com a palavra, vocês!

 

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Will disse:

    Da minha parte, só interessa festivais no quais possamos concorrer a prêmios em dinheiro, pois estamos fazendo um EP e estamos penando com os custos.
    Evidentemente que sabemos da dificuldade de ficar entre os três primeiros para concorrer aos prêmios. Entretanto, concorrer a grana para investir na banda, é melhor do que ganhar um inútil troféu e um abraço do prefeito ou presidente da câmara. Tanto pior, quando conhecemos os valores gastos para a produção do evento e ficamos incrédulos com a lógica política.
    Um ou outro, pertinho da nossa cidade, onde temos amigos e fãs, podemos até considerar, mas…
    Will Tapajero-Vocalista/Compositor-CãesDoEngenho

    1. fermoraes disse:

      Hehe, verdade, ninguém merece abraço de político rsrsrs. Valeu, Will, deixa aí o contato da sua banda, por favor!

      1. Will disse:

        Obrigado.
        Estamos apenas no facebook/cãedoengenho
        Como eu ja citei, estamos gravando. Temos um vasto material, pois nos conhecemos a mais de 20 anos. É que eu fiquei quase 15 anos fora do Brasil e voltamos agora. Somos de Indaiatuba!

  2. Will disse:

    Corrigindo: cãesdoengenho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s