Bandas novas devem lutar por seu espaço com força e inteligência

bandas brasileiras devem lutar por espaço Rota Ventura
Rock Nacional não é só anos 80, diz músico independente

É impressionante o mal que nós, músicos de bandas novas no Rock Nacional, fazemos para nós mesmos. Em vez de falarmos de nós, dos nossos shows, das nossas músicas, falamos na maior parte dos casos nas bandas do mainstream que já tem excesso de publicidade. Tá errado!

Fernando Moraes, vocalista e guitarrista da Rota Ventura

Vou ilustrar com uma situação simples, mas que diz muito como fazemos errado, às vezes.

Ainda na semana passada conversava em um grupo de bandas independentes formado para criar um documentário sobre uma noite de Rock da qual participaram o André Matos e várias bandas do interior de São Paulo, em Piedade.

Ao pensar no cenário, um dos amigos do grupo do whatsapp sugeriu colocar posters de bandas como AC/DC, Iron Maiden… etc, etc.

Pode ser uma atitude inocente, mas que revela o quanto músicos independentes pensamos na nossa publicidade, no nosso marketing. Vamos aos shows com as camisetas de outras bandas, fazendo propaganda gratuita para elas.

Curtimos as suas páginas no facebook, mas não as nossas, das novas bandas brasileiras Compartilhamos músicas, vídeos de covers que fazem destas bandas, mas dificilmente nos lembramos de músicas autorais das bandas do caralho que conhecemos.

Isso precisa mudar.

Sou fã de diversas bandas do mainstream, cresci ouvindo-as, por sinal. E continuo ouvindo, e muito. Mas, enquanto a gente só falar deles, tudo o que é novo não irá vingar, porque a gente não fala sobre elas.

Uns podem dizer: mas não têm qualidade. O caralho que não têm! Muitas bandas são muito fodas, muito bem produzidas no underground, falam de temas que as rádios ignoram, porque fazer protesto ou ir contra a corrente atrapalha os negócios. Pode ver, quando estoura uma banda nova, só fala de amor, temas água com açúcar ou musicalidade pobre que não acrescenta em nada. E outra, Rock Nacional não morreu nos anos 80, como as Rádios Rock FMs gostam de fazer crer.

Bandas, artistas underground, façam um favor a si mesmos. Não deixem de divulgar seu trabalho, o trabalho dos amigos, das bandas e eventos de qualidade que conhecem. Se vocês, que são os principais interessados, virarem as costas para o trabalho rico que produzem, quem mais vai se interessar.

Parem de promover Metallica, AC/DC, Guns & Roses (que porra que tem tanta notícia, depois de mil anos que já não produz mais nada). Meu, estas e outras bandas clássica – muitas das quais sou fã – tiveram e sempre terão lugar especial reservado no mundo do Rock.

Ok, se você faz tributo ou tem banda cover desses caras, beleza. Fã é fã e muitos ganham alguma grana tocando na noite assim.

Em todo caso, prefiro divulgar o trabalho dos amigos, de quem está lutando por um lugar ao sol, de quem rala muito e não consegue o merecido espaço. Não que toda banda independente faça por merecer um sucesso maior. Mas tem muito talento que merece e precisa ser valorizado por aí.

A propósito, ouça o som da banda de Rock paulista Rota Ventura. No sábado, também fazemos o show de lançamento da nossa cerveja artesanal, a Rota Ventura Beer. Saiba mais!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s