Festival de bandas movimenta Santo André no dia 21 de maio

Santo André recebe no dia 21/05, a partir das 11h, o Festival de bandas autorais Circuito Ativo Rock Fest, com quatro grandes nomes representando o movimento de bandas independentes “A Cena Vive”. Esta é a segunda edição do evento, com grupos que têm se mostrado a renovação do Rock brasileiro. O evento é gratuito e acontece na Concha Acústica da Praça do Carmo, no Centro.

Evento no facebook

Mais que reunir bandas para um show coletivo, o evento tem a proposta de mostrar que há Rock de qualidade sendo produzido longe dos holofotes da grande mídia, sempre com muito conteúdo e críticas sociais – algo que anda em falta na maioria das rádios FM.

Além do grupo de Santo André Descolados do Mundo, tocam as bandas Mercúrio Cromo, Mafalda Morfina e Rota Ventura (detalhes sobre as bandas abaixo).

Organizado pelos próprios artistas, o evento tem o apoio da prefeitura de Santo André e do programa Outra Frequência, veiculado pela Rádio Usp.

Festival Circuito Ativo

Descolados do Mundo

Criada em Santo André por Sandro Moretti (voz) e Daniel Berrettini (bateria) no início dos anos 2.000,  a banda Descolados do Mundo aborda temas como questões sociais, existenciais e crônicas do cotidiano, transformando tudo isso em energia, através de um rock forte e bem elaborado.

Em 2009 entra o guitarrista Rick Franchiose e gravam o primeiro disco, autointitulado. O segundo disco, chamado “Labirinto” foi lançado recentemente em outubro de 2015 e conta com a produção de Alexandre Fontanetti que já trabalhou com Rita Lee e Ana Cañas. Este disco prima por canções com instrumental bem trabalhado, influências do rock dos anos 70 e reconhecidamente uma identidade bastante própria.

A música “Psicose” foi escolhida para a produção do primeiro videoclipe, contado em forma de História em Quadrinhos com um belíssimo trabalho de ilustração de André Kitagawa. Teve ótima repercussão do público e está sendo exibido pelos principais canais de TV especializados. A banda segue agora trabalhando a música “Mais leve que o ar”, com um bonito videoclipe com imagens noturnas gravadas nas ruas de São Paulo.

Os Descolados do Mundo estão fazendo shows em festivais, casas de shows e espaços públicos divulgando o novo trabalho, contanto agora também com Erick Vieira (guitarra) e André Miskalo (baixo).

Mercúrio Cromo

A banda surgiu em 2005, na capital paulista, com os amigos Nando Menezes, Kairo Espósito, Rafael Arruda e Fábio Adorno. Em 2012 lançou o primeiro disco, produzido pela própria banda; em 2013 o single O Gigante Acordou, feito em meio às manifestações no país, foi lançado pela 89FM. Nesse mesmo ano Samuel Souza assumiu a bateria. Em 2014 lançou um EP autointitulado produzido por Bozzo Barretti. E em 2016, agora como um quarteto (Nando, Rafael, Fábio e Samuel), a banda lança o EP 3×4, produzido por Martin Mendonça (Pitty e Agridoce).

O novo trabalho, intitulado 3×4, é orientado pela liberdade em todas as formas possíveis: liberdade artística, poética, musical, e aplicada a todos os passos do trabalho, desde a composição, até a gravação e produção.

Entre audições no estúdio da banda e cervejas no bar da rua de cima, as três músicas foram escolhidas pela sua diversidade sonora e criativa, marca do Mercúrio Cromo desde o primeiro trabalho. Essa ideia fica clara ao se ouvir as faixas, que transitam entre o alternativo, o psicodélico e o pop, mas sempre com o pé no rock.

O EP foi gravado por Duda Machado (parceiro de Martin na banda da Pitty), no Estúdio Madeira, mesmo estúdio onde foram produzidos e gravados os dois últimos discos da baiana. A mixagem e masterização ficaram por conta de André T.

 

Mafalda Morfina

Formada em 2004 no Ceará por Luciana Lívia (Voz e Composições), Renato Manteiga (Bateria), Thiago Arena (Guitarra) e Carla Keyse (Baixo), participou dos principais festivais no Estado. Em 2012 foi convidada a abrir o Palco Nações, do consagrado Festival Ceara Music, sendo notícia ao lado de Mick Hucknall, Evanescence e Simple Plan.

Em 2014 a Mafalda Morfina obteve notoriedade no Fifa Fan Fest, realizando shows em Fortaleza e São Paulo. Na cidade de São Paulo, onde mora desde 2010, foi convocada para o “time” que se apresentou no encerramento da copa do mundo, dividindo o palco com Tiago Abravanel e Capital Inicial.

Possui dois álbuns em sua carreira, “Sonhos Contrários” (2008) e “Carrossel Estático” (2014). O novo disco inclusive esteve entre os indicados à categoria “Melhor Álbum de Rock” pelo Premio Dynamite 2014 – destaque para faixa “Poderosa Imperfeição” que tem participação de Bruno Gouveia (Biquini Cavadão) nos vocais.

Em 2015 a banda foi 1º lugar no festival “Girls’N’Rock” realizado pela casa de show Manifesto Bar. Também alcançou evidência no Festival Planeta Rock, onde levou 2º lugar na categoria composição. No mesmo ano também protagonizou dois notáveis momentos em Fortaleza: show com a banda Pitty na Praça Verde e show em parceria com o aclamado cantor Jay Vaquer. Em 2016, abriram o show do Pato Fu, no festival Ponto CE.

 

Rota Ventura

A banda paulista Rota Ventura acaba de lançar o single “Não existem mais heróis”, em que critica o autoritarismo do Estado perante estudantes da rede pública. A música também aborda o circo que virou o Congresso Nacional.

Formada por Fernando Moraes (Voz e Guitarra), Erik Freitas (Voz e Guitarra), Cesar Kobayakawa (Baixo e Voz) e Victor Silver (Bateria e Voz), a Rota Ventura está na estrada desde 2012. De lá para cá, realizou vários shows na região de Sorocaba, notadamente em Ibiúna, sua terra natal.

Um dos grandes momentos da banda foi quando tocou no mesmo palco que o vocalista André Matos, no lançamento de sua turnê de 30 anos.

O novo single é o segundo trabalho em estúdio da banda. O primeiro foi o EP Razão Independente, que conta com sete faixas autorais da banda. Destaque para a faixa título, Castelo de Areia e América Mundo, que chegaram a tocar em algumas rádios FM.

Como parte da promoção do novo single “Não existem mais heróis”, a banda lançou sua cerveja artesanal, a Rota Ventura Beer, que está sendo distribuída pela própria banda, e seu novo blog http://www.rotaventura.com.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s